Festival da Juventude Claretiana
Festival da Juventude Claretiana reúne mais de 250 jovens
Crédito da foto - Márcia - PASCOM Paróquia Nossa Senhora da Luz, Pinhais, PR

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Mais de 250 jovens de várias partes do país participaram do ClaretFest, o Festival da Juventude Claretiana, de 25 a 27 de outubro. O evento, que não acontecia havia 15 anos, foi realizado no Claretiano - Centro Universitário de Batatais. 

Os participantes são de cidades como Araçatuba, Clevelândia, Contagem, Curitiba, Goianésia, Goiânia, Itapecerica da Serra, Londrina, Pinhais, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Miguel do Guaporé, Batatais e Taguatinga. 

Eles se inscreveram para workshops de formação e também para diferentes apresentações artísticas, como teatro, dança, música, fotografia e batalhas de poesia. De acordo com a Pastoral Juvenil Vocacional, organizadora do evento, o objetivo foi promover ações de protagonismo juvenil e de integração entre as juventudes. 

“A Igreja pede que repensemos a forma de trabalhar com a juventude para que possamos despertar seu protagonismo na igreja e na sociedade. Queremos levar Deus para os jovens conectando os interesses deles com Deus. Nossa missão é formar redes de evangelizadores evangelizando outros jovens”, disse Pe. Ricardo de Albuquerque. 

Juventude protagonista 
Para Hellen Cristina Almeida de Castro Alves, que faz parte do Conselho da Juventude Claretiana, de Brasília (DF), o festival a permitiu conhecer novas realidades e trocar experiência com jovens de outros lugares. 

“Esse evento resgata a integração, o contato com outras realidades e, acima de tudo, proporciona a troca de experiência e momentos significativos de espiritualidade”, afirmou.

Já para o seminarista Igor Luan de Souza Araújo, de Itapecerica da Serra (SP), a união da juventude fortaleceu a presença claretiana na vida dele. “Ao participar de eventos como este, podemos ver que há muitas pessoas com os mesmos objetivos que os nossos. Aqui, todos estão juntos, com o mesmo carisma claretiano”, disse. 

Integrante da caravana mais distante de Batatais (2.300 km), Wagner Almandes da Silva é representante da Juventude Claretiana em São Miguel do Guaporé (RO). Ele disse ter adorado as apresentações artísticas que aconteceram na tarde do sábado, 26/10. 

"É fundamental conhecer mais o carisma claretiano para levar aos jovens da minha região esse espírito dos corações ardendo em caridade. As apresentações do ClaretFest foram muito boas, a música, a dança, o slam e, principalmente, o teatro”, afirmou. 

O sábado foi marcado ainda pelos workshops e pelo show de um dos grupos pioneiros da música católica, Dominus. Já no domingo, todos participaram da Santa Missa e, em seguida, da cerimônia de premiação das equipes que se apresentaram no festival. 

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas