Iniciativas da Caritas Internacional ajudam vítimas dos furacões Eta e Iota

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Honduras, Guatemala e Nicarágua são os três países da América Central mais atingidos pelos devastadores furacões Eta e Iota que, nas últimas duas semanas, deixaram um rastro de morte e destruição, provocando milhares de desabrigados e dezenas de vítimas.

 

A Caritas Internacional se mobilizou imediatamente para ajudar as populações locais, especialmente as pessoas mais vulneráveis. “Como sempre, são os mais pobres que mais sofrem”, disse padre Francisco Hernández, coordenador regional da Caritas Internacional para a América Latina. “As pessoas que já passavam por sérios problemas antes dos furacões, agora precisam desesperadamente de abrigo, comida e ajuda para se protegerem da Covid-19”, ressaltou.

O diretor da Caritas Honduras, Wilfredo Cervantes disse: “Honduras é um dos países mais pobres da América Latina. Não temos meios para responder às emergências dos dois furacões e aos efeitos da pandemia da Covid-19”. Por isso, a Caritas local procura encontrar respostas imediatas para a população, a fim de “reconstruir casas e vidas a longo prazo”. Mas “é preciso a solidariedade internacional”, concluiu Cervantes.

Três projetos de ajuda foram lançados em Honduras, Guatemala e Nicarágua, cada um no valor de 250 mil euros a fim de ajudar a população durante os próximos dois meses. A Caritas Honduras está fornecendo alimentos a 2 mil e 500 famílias num total de 12 mil e 500 pessoas, aumentando as medidas de segurança para prevenir o contágio da Covid-19 e contribuindo para a reconstrução de casas.

A Caritas Guatemala ajudará mil e seiscentas famílias, ou seja, 8 mil pessoas, observando os graves danos causados pelas enchentes que destruíram até 75% das colheitas. Por fim, na Nicarágua, a Caritas local apoiará mil famílias, ou seja, cerca de 5 mil e 600 pessoas, concentrando-se na distribuição de ajuda alimentar e kits de higiene, no acesso à água potável e na conscientização sobre a prevenção da infecção pelo coronavírus.

 
Indique a um amigo